Gestão Evandro Valadares é alvo de Tomada de Contas em São José do Egito

Procedimento apura má gestão de recursos federais durante administração anterior

A Prefeitura de São José do Egito publicou a Portaria nº 037/2026, que instaura Tomada de Contas Especial para apurar indícios de má gestão de recursos públicos e possível dano ao erário ocorridos durante a gestão do ex-prefeito Evandro Valadares. De acordo com o documento, a decisão tem como base elementos apurados preliminarmente pela Controladoria Geral do Município, que apontam possível desvio de finalidade de recursos federais da área da saúde.

A instauração do procedimento também considera ofício encaminhado pelo Ministério da Saúde, extratos bancários, relatório preliminar da Controladoria e declaração do secretário municipal de Saúde, além de decisão administrativa já exarada nos autos da Tomada de Contas Especial nº 001/2025 da edilidade.

A Portaria designa comissão responsável pela condução dos trabalhos, presidida por Vera Lúcia Queiroz de Barros, com José de Arimateia Nunes de Oliveira como membro e Roberta Flávia Leite do Nascimento Vidal como secretária. O grupo está autorizado a requisitar documentos, ouvir responsáveis e realizar diligências necessárias à completa elucidação dos fatos.

O prazo estabelecido para a conclusão dos trabalhos é de 120 dias, em conformidade com a Instrução Normativa nº 98/2024 do Tribunal de Contas da União, que prevê o envio do processo à Corte de Contas em até 180 dias após a instauração, após análise do órgão de controle interno municipal.

A Tomada de Contas Especial é um instrumento administrativo previsto em lei e tem como finalidade identificar responsáveis, quantificar eventuais prejuízos aos cofres públicos e viabilizar o ressarcimento, caso sejam confirmadas irregularidades.

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem