Governadora também lança edital de fomento para artistas pernambucanos
O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (30), um investimento superior a R$ 30 milhões em cultura. A governadora Raquel Lyra assinou a ordem de serviço para a construção de 15 Centros de Artes e Esportes Unificados da Cultura (CEUs da Cultura) e lançou o edital de fomento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2025, voltado à busca ativa de artistas e grupos culturais em todo o estado.Os CEUs da Cultura integram arte, esporte, lazer e cidadania em espaços voltados para comunidades de baixo desenvolvimento humano. As unidades serão implantadas em 15 municípios, incluindo cidades do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. As obras, executadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), têm prazo de conclusão de cinco meses.
Durante o anúncio, Raquel Lyra destacou que Pernambuco é o primeiro estado do país a iniciar simultaneamente 15 obras do tipo em um único lote. “Os CEUs da Cultura representam oportunidades de formação, convivência e valorização da economia criativa”, afirmou.
A secretária de Cultura, Cacau de Paula, ressaltou o impacto social da iniciativa, afirmando que os novos equipamentos “chegam para democratizar o acesso à cultura e fortalecer os fazedores culturais”. Representando o Ministério da Cultura, Cassius Antônio Rosa elogiou o protagonismo do estado nas ações culturais do Novo PAC.
Além das obras, foi lançado o Edital de Busca Ativa – PNAB Pernambuco 2025, com investimento de R$ 1,1 milhão para apoiar 45 municípios com ações formativas e balcões de atendimento a artistas e coletivos.

Postar um comentário