Grupos premiados participam de imersão em inovação e tecnologia
Cinco equipes de estudantes da Rede Estadual de Ensino embarcam, em novembro, para uma imersão internacional em Portugal após vencerem o Inova CRIA: Ideias que Transformam, iniciativa do Governo de Pernambuco em parceria com o Porto Digital. Os grupos participarão de atividades no Web Summit 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo.O programa mobilizou alunos das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) com Espaços CRIA ativos. Dos 62 projetos inscritos, cinco foram selecionados por uma comissão formada por representantes da SECTI, SEE, Porto Digital e especialistas convidados. As propostas abordaram temas como agricultura, saúde e acessibilidade.
A governadora Raquel Lyra destacou o potencial transformador dos jovens. “Esses alunos vêm de diferentes regiões do estado e agora vão representar Pernambuco no exterior, levando ideias que podem mudar o mundo para melhor”, afirmou.
Entre os projetos vencedores está o de estudantes do EREM Paulo Freire, em Carnaíba, que criaram modelos tridimensionais táteis para auxiliar uma colega com deficiência visual nas aulas de química. “Foi uma forma de tornar o aprendizado mais acessível e interativo”, explicou o professor Gustavo Bezerra.
Durante a viagem, os alunos visitarão o Porto Digital Europa, participarão de encontros com startups e acompanharão palestras sobre tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade. “Será uma experiência enriquecedora, que certamente inspirará novas ideias para Pernambuco”, destacou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro.

Postar um comentário