Quem foram os vereadores de S. J. do Egito que mais gastaram com diárias no 1º semestre de 2025, veja

Foto: Reprodução/CMVSJE

Janeiro e fevereiro concentram os maiores valores; Câmara retoma atividades legislativas nesta sexta-feira (1º)

Levantamento feito pelo Folha Egipciense mostra que a Câmara de Vereadores de São José do Egito teve gastos significativos com diárias no primeiro semestre de 2025, especialmente nos meses de janeiro (33%) e fevereiro (45%). Apenas com os vereadores, os cofres públicos desembolsaram mais de R$ 84 mil em diárias.

Arte: Folha Egipciense
As despesas (R$ 84.768,00) estão relacionadas à participação de parlamentares em eventos como o Encontro Legislativo Municipal, realizado em Serra Talhada, o Congresso Regional de Gestores Públicos em João Pessoa e, o Seminário de Novos Agentes Públicos de Gravatá, entre outros.

As informações foram obtidas por meio do Portal da Transparência da própria Casa Legislativa, acessado em 29 de julho. Apesar da existência de dados parciais, o portal ainda apresenta lacunas importantes em relação à atualização de informações exigidas por lei. Até o momento, os dados de folha de pagamento e cargos comissionados têm como última atualização o mês de abril de 2025.

Arte: Folha Egipciense
O Folha Egipciense apresenta os dados em porcentagens para facilitar a compreensão, mas os valores detalhados, em reais, estão disponíveis no Portal da Transparência da Câmara. O acesso é assegurado por lei e pode ser feito livremente por qualquer cidadão.

Além disso, a plataforma não disponibiliza, até esta data, documentos fundamentais como a Lei Orçamentária Anual (LOA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA). Já os demonstrativos fiscais mais recentes disponíveis são referentes a maio de 2025, mas ainda utilizando dados consolidados do exercício anterior, de 2024.

A falta de regularidade na publicação de informações compromete o controle social e fere princípios básicos da transparência pública. Leis federais como a de Acesso à Informação (12.527/2011) e a Lei de Responsabilidade Fiscal exigem que dados de gestão estejam disponíveis de forma clara, atualizada e acessível à população.

A Câmara Municipal de São José do Egito retoma suas atividades legislativas na próxima sexta-feira, 1º de agosto, marcando o início do segundo semestre de sessões ordinárias. A expectativa é que, com o retorno dos trabalhos, haja maior atenção à atualização dos dados públicos e à transparência institucional.

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem