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Na foto, o ensaio aberto do Bloco Charanga do França no bairro da Penha, zona leste de São Paulo. Foto: |
Canções aparecem com frequência nas provas de linguagens e ciências humanas e ajudam a avaliar interpretação e repertório cultural dê um conteúdo
Letras de música são uma das formas mais recorrentes de repertório cultural nas provas do Enem. Trechos de canções costumam aparecer como texto-base em questões de linguagens, sociologia, história e até geografia, sempre como ponto de partida para reflexões sobre identidade, política, desigualdade, meio ambiente ou cultura popular.
Assim como filmes, reportagens, obras literárias e séries, músicas fazem parte do repertório sociocultural que o Enem valoriza. O exame avalia se o estudante é capaz de ler criticamente os textos que circulam em diferentes contextos, inclusive o artístico, e relacionar seus sentidos ao tema proposto.
Segundo professores ouvidos pela Folha de S. Paulo, é importante que o estudante veja a arte —e a música, em especial— como uma ferramenta de análise da realidade. Letras que denunciam injustiças, resgatam tradições ou discutem dilemas contemporâneos ajudam a desenvolver a argumentação e favorecem uma leitura mais sensível dos problemas sociais.
O Enem não cobra memorização de datas ou nomes de artistas. O foco está na interpretação e na capacidade de construir sentidos a partir de uma referência cultural. Ou seja, não é necessário saber tudo sobre Chico Buarque ou Elza Soares, por exemplo, mas é útil reconhecer o que suas músicas dizem sobre o país e os tempos em que foram compostas.
Por isso, manter contato com canções brasileiras de diferentes épocas e estilos pode ajudar tanto na prova de redação quanto nas questões objetivas. Ouvir música com atenção às letras, explorar gêneros como o rap, o samba, a MPB e o funk, e compreender os contextos históricos e sociais das obras amplia o repertório e fortalece o olhar crítico.
Fonte: Folha Estudante
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