Censo Escolar 2024: Folha Egipciense contextualiza números de matrículas no município


Dados divulgados pelo MEC ajudam a entender o panorama atual da educação básica em São José do Egito; O Folha Egipciense analisou as matrículas do município

Com a divulgação dos resultados preliminares do Censo Escolar 2024, São José do Egito passa a contar com um retrato atualizado sobre a realidade das matrículas na educação básica do município. O levantamento, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é considerado o principal instrumento de coleta de informações da educação básica no Brasil.
 
Os dados incluem o número de estudantes matriculados em creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas redes municipal, estadual e privada. O Folha Egipciense fez um recorte das matrículas no município. A análise local permite avaliar a evolução do acesso à educação e serve de base para o planejamento de políticas públicas no setor. 

Números observados pelo Folha Egipciense mostram a distribuição das matrículas ente as zonas rural e urbana das creches, anos iniciais, ensino básico do município.


A Secretaria Municipal de Educação deve acompanhar de perto os indicadores. Em São José do Egito, a rede municipal conta atualmente com cinco Escolas Tempo Integral (ETIs) e quinze escolas regulares distribuídas entre as zonas urbana e rural. A participação da comunidade escolar e o comprometimento dos profissionais da educação têm sido apontados como fatores determinantes para os avanços registrados nos últimos anos. 

Os dados do Censo também serão utilizados para definir repasses de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A versão final dos dados do Censo Escolar 2024 será publicada ainda neste semestre, após o período de conferência e correções pelas redes de ensino.

No Brasil

Matrícula - De acordo com a pesquisa estatística, em 2024, foram registrados 47,1 milhões de estudantes, distribuídos em 179,3 mil escolas, considerando todas as etapas educacionais. Houve uma redução de 0,5% nas matrículas, em comparação a 2023, o que corresponde a 216 mil alunos a menos. A rede pública teve uma queda de cerca de 310 mil matrículas nesse quesito. Por outro lado, a rede privada expandiu 1%.
 
De acordo com o diretor de Estatísticas Educacionais (DEED) do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, “a pequena variação nas matrículas não é, necessariamente, um problema, desde que essa queda esteja nos limites das coortes das diferentes etapas”, explicou. “Pode haver redução, dada a dinâmica demográfica brasileira”, completou.
 
Moreno também ressaltou a importância da cooperação federativa para o desenvolvimento educacional. “Quase metade dos estudantes da educação básica são atendidos pelos municípios. Nesse contexto, a coordenação entre MEC, governos estaduais e municipais, é essencial para dar conta do desafio no atendimento a essa população”, avaliou.

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