Esta segunda-feira, 22 de setembro, é um dia que ficará marcado para sempre na vida e carreira de Ousmane Dembelé
Foi o dia que o francês, aos 28 anos, deu a volta por cima de todos os problemas encontrados no último ano e atingiu o ápice do potencial esperado desde seus primeiros chutes no Rennes. Dembelé recebeu a Bola de Ouro como o melhor jogador do mundo.Para o público no Brasil é uma resposta para uma frase polêmica que o comparou ao maior jogador do país na última década: Neymar. Em 2019, o então presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, afirmou que o francês era melhor do que o brasileiro.
"O nível de Dembélé é melhor agora que o de Neymar. É muito melhor jogador que Neymar", declarou o presidente do clube blaugrana ao negar um possível retorno do brasileiro ao clube.
Dembelé foi justamente o substituto de Neymar por duas vezes, primeiro no Barcelona em 2017, e depois no PSG, em 2023.
Em 2017, quando Neymar surpreendeu ao trocar o Barcelona pelo PSG por 222 milhões de euros, o clube gastou mais de 130 milhões de euros para tirar Dembelé do Barcelona. A pressão em cima do francês foi enorme e o início ruim não ajudou a colocá-lo definitivamente como o substituto do brasileiro.
Antes da entrevista de Bartomeu, o desempenho de Dembelé no Barcelona estava longe de ser excepcional, com o atacante acumulando 18 gols e 15 assistências em 65 jogos, sem ser titular absoluto e com problemas extracampo. Na temporada 2019/20 entrou em campo apenas nove vezes após sofrer uma grave lesão no joelho.
Entre 2020 e 2023, Dembelé marcou mais 21 gols e deu 27 assistências (média de 7 gols e 9 assistências por temporada). Bons números para um jogador comum, mas não para um substituto 'melhor do que Neymar'.
Em julho de 2023, Neymar deixou o PSG após sofrer com lesões e seguiu para o Al Hilal. Seu substituto foi novamente Dembelé, que também demorou a brilhar. Em fevereiro de 2024, Neymar debochou do francês ao curtir e comentar um emoji de risada na postagem de um fã-clube que comparava os feitos dos dois atacantes na temporada.
“Uma curiosidade para vocês rsrs. Gols com a camisa do Paris Saint-Germain nesta temporada: Neymar, 2. Dembélé, 1”, escreveu o perfil.
A volta por cima
Dembelé foi útil, importante, mas não brilhante em sua temporada de estreia no PSG. Em 2024/25, período válido para avaliação da Bola de Ouro, ele começou afastado por indisciplina, mas reconquistou a confiança do técnico Luís Enrique e finalmente viveu o esperado desde o início da sua carreira.Na temporada 2024/25, Dembelé se tornou protagonista de um PSG de forte conjunto, com possibilidade de variar de posição em todo o campo de ataque. Foram 49 participações diretas em gols: 35 bolas na rede e 14 assistências.
Em títulos, Neymar e Dembelé tem carreiras similares no futebol europeu. Mas o francês foi campeão da Copa do Mundo de 2018 (mesmo sem grande participação) e agora se tornou o melhor jogador do mundo.
Neymar ainda tem números superiores no futebol europeu. A sua temporada com mais participações em gols foi a 2015/16. quando marcou 31 gols e deu 22 assistências. Já na temporada anterior, marcou 39 vezes. O brasileiro deu o azar de disputar o posto de melhor do mundo com Cristiano Ronaldo e Messi.
Fonte: OGol
Postar um comentário