São José do Egito lidera região temática de Poesia e Cantoria no Programa Nacional de Turismo

II Reunião da Câmara Temática da Secretaria de Turismo de Pernambuco. Foto: Arthur Marrocos

Cidade será referência no mapa da regionalização cultural de Pernambuco, destacando suas raízes artísticas 

São José do Egito foi escolhida para liderar a região temática Território da Poesia e Cantoria dentro do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) do Ministério do Turismo. A decisão foi anunciada durante a segunda reunião da Câmara Temática realizada nessa terça-feira (22), com representantes da Secretaria de Turismo de Pernambuco e da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur). 

A escolha reconhece a forte identidade cultural do município, berço de poetas, cantadores e grandes nomes da arte nordestina. Com essa designação, a cidade passa a ter papel estratégico na promoção turística de Pernambuco, conectando tradição e potencial de desenvolvimento regional. 

De acordo com o secretário de Cultura, Turismo e Esportes de São José do Egito, Cayke Hermeson, a decisão fortalece o trabalho que vem sendo desenvolvido na valorização da cultura local. “Seguimos firmes na construção de um turismo com raízes, história e poesia”, declarou o gestor, reforçando o compromisso com ações que unem patrimônio imaterial e economia criativa. 

A liderança na região temática coloca São José do Egito em posição de destaque nos próximos projetos e investimentos federais no setor. A expectativa é que a iniciativa impulsione o turismo cultural, atraia visitantes e fortaleça a imagem do município como capital da poesia popular do Brasil. 

O programa

O Ministério do Turismo tem o Programa de Regionalização do Turismo - PRT como uma de suas prioridades. Este Programa constitui-se em uma política pública com propósito de efetivar uma gestão descentralizada e regionalizada, fortalecendo as governanças em níveis estadual, regional e municipal. 

Requisitos 

  • Possuir órgão responsável pela pasta de turismo (Secretaria, Fundação, Coordenadoria, Diretoria, Departamento, Gerência, Setor) – a comprovação com a lei de criação do órgão é obrigatória;
  • Destinar dotação orçamentária na Lei Orçamentária Anual – comprovação por meio da Lei Orçamentária Anual 2025 completa e Quadro de Detalhamento de Despesas 2025 completo; 
  • Ter um Conselho Municipal de Turismo ativo – comprovação por meio da Lei de Criação do Conselho Municipal, cópia da ata de posse da atual composição, além de duas atas de reuniões recentes com lista de presença e fotografias; 
  • Prefeito ou dirigente municipal de turismo deve assinar um Termo de Compromisso se comprometendo a realizar as ações necessárias; 
  • Possuir, ao menos, 01 prestador de serviços turísticos, de caráter obrigatório, e em situação regular no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR). 

O Cadastur é obrigatório para: 
Acampamentos turísticos; 
Agências de turismo;
Guias de turismo; 
Meios de hospedagem; 
Organizadoras de evento; 
Parques temáticos; 
Transportadoras Turísticas. 

Vantagens 

Como vantagem para os municípios que aderem ao programa, além da divulgação nos meios digitais do MTur e da Empetur, o fato de estar compondo o Mapa do Turismo Brasileiro, e participar ativamente da Região Turística de que faz parte, amplia a possibilidade de aumento de fluxos turísticos, de geração de vagas de trabalho e a ampliação do poder de negociação com os setores públicos e privados, pode-se ainda apresentar: 

Transferência Voluntária de Recursos – garante que no mínimo 90% dos recursos próprios da pasta sejam destinados aos municípios do Mapa do Turismo Brasileiro e 50% do orçamento próprio do MTur seja liberado por meio de chamamento público; 
Emendas Parlamentares – os recursos de emendas parlamentares aportados ao orçamento da pasta ministerial, são destinados preferencialmente às regiões e municípios do Mapa do Turismo Brasileiro.

PRT / Mapa do Turismo 

Os seguintes municípios/regiões turísticas têm suas situações regularizadas e participam do PRT / Mapa do Turismo (julho/2025): 

Águas da Mata Sul 
Cortês, Primavera, Quipapá, São Benedito do Sul; 

Águas e Vinhos do Vale do São Francisco 
Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista; 

Cangaço e lampião 
Flores, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo, Salgueiro, Chapada do Araripe; 

Gonzagueano 
Araripina, Bodocó,  Exu, Granito, Serrita, Trindade; 

Costa Náutica 
Coroa do Avião, Goiana, Igarassu, Itapissuma, Olinda; 

Encantos da Nossa Gente: Serras, Raízes culturais, Sabores e Fé 
Limoeiro, Passira, Salgadinho, Surubim;

Encantos do Agreste 
Agrestina, Altinho, Cupira, Lagoa dos Gatos,  São Joaquim do Monte;

Engenhos e Maracatus 
Aliança, Camaragibe, Itambé, Lagoa do Carro, Macaparana, Nazaré da Mata,  Paudalho, São Lourenço da Mata, Timbaúba, Tracunhaém, Vicência;

Fé e Arte 
Águas Belas,  Alagoinha,  Arcoverde, Buíque, Garanhuns, Paranatama, Pesqueira, Tupanatinga;

História e Mar 
Fernando de Noronha, Recife; 

Ilhas e Lagos do São Francisco 
Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Jatobá, Petrolândia, Tacaratu;

Moda e Ecoturismo 
Jataúba, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte;

Rota 60 - Litoral Sul 
Ipojuca, Rio Formoso, Sirinhaém, Tamandaré;

Serras e Artes 
Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Chã Grande, Gravatá;

Território da Poesia e da Cantoria 
São José do Egito, Sertânia

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem