Município conta com 334 crianças com deficiência, salas de AEE ampliadas e reforço no transporte escolar
A coordenadora de Educação Especializada de São José do Egito, Rita de Cássia, fez um esclarecimento público após o tema da educação inclusiva ser abordado na Câmara de Vereadores. Mãe atípica, ela ressaltou as medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação para garantir os direitos e a permanência das crianças com deficiência na rede de ensino.Segundo a coordenadora, a pasta assegura salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e atendimento multifuncional. Hoje, o município contabiliza 334 crianças com laudo de deficiência e conta com 283 profissionais de apoio escolar. Apesar desse número, apenas 18 famílias participaram do encontro realizado durante a Semana da Criança com Deficiência, promovido pela pasta.
Rita de Cássia destacou que a atual gestão recebeu a secretaria com apenas três salas multifuncionais em funcionamento. Desde então, novas unidades foram abertas em escolas como Mundo Novo, Riacho do Meio, Baraúnas, Luis Paulino, Romero Borja, Rosa do Prado e Naná Patriota. Com isso, o município passou a ofertar mais opções de atendimento especializado.
Outro ponto ressaltado foi a importância da dupla matrícula, direito que garante recursos financeiros específicos para estudantes com deficiência. Para que esse benefício seja efetivado, é necessário que as crianças constem no censo escolar, o que, segundo a coordenadora, não ocorria em gestões anteriores. Esses recursos só devem ser repassados a partir de 2026.
A coordenadora também informou que a frota destinada ao transporte das crianças com deficiência foi ampliada: atualmente são 14 veículos, contra apenas quatro existentes anteriormente. Ela ainda abordou o processo de seleção dos profissionais de apoio, os desafios no aprendizado, além de questões judiciais que tratam de políticas públicas voltadas às crianças com necessidades especiais.
Postar um comentário