Conta que gerencia redes do Grupo Egipciense de Comunicação foi invadida; empresa tenta reaver acesso junto à Meta
O perfil do Folha Egipciense no Facebook, vinculado ao Grupo Egipciense de Comunicação, foi hackeado nesta sexta-feira (19). A conta, responsável por gerenciar páginas e perfis de projetos ligados ao grupo, foi alvo de criminosos virtuais.
Além da página principal, o ataque comprometeu o gerenciamento de outros canais do grupo, como a TV Egipciense no YouTube, grupos de divulgação no próprio Facebook e os perfis no Instagram — @folhaegipciense e @folhaegipciense_esporte.
Amigos e parceiros dos administradores relataram que chegaram a visualizar, de forma breve, a publicação de conteúdos inapropriados, incluindo imagens de exploração infantil, no perfil invadido. O material foi retirado pouco depois, mas levantou preocupação pela gravidade da ação criminosa.
O editor responsável, Genarks Oliveira, informou que já entrou em contato com a Meta, empresa controladora do Facebook e do Instagram, na tentativa de recuperar os acessos e resguardar os ativos digitais do grupo.
Enquanto o processo de recuperação segue em andamento, o jornal reforça que mantém seus canais oficiais de informação ativos no site e orienta leitores a não interagir com postagens suspeitas nas redes até que a situação seja regularizada.
Postar um comentário